Como funciona uma lareira a bioetanol

Uma lareira a bioetanol funciona segundo um princípio muito simples. Embora vários fabricantes dependam de diversas tecnologias de processo patenteadas, a funcionalidade básica é a mesma. O bioetanol, produzido de forma sustentável a partir de plantas ricas em energia, é utilizado como combustível. Isso é despejado na lareira de etanol. É composto basicamente por uma base de suporte, uma bandeja de segurança, uma corrediça para regular a alimentação de ar e o próprio queimador.

Geralmente há um velo de cerâmica no queimador que absorve o combustível como uma esponja. Isso evita que o etanol altamente inflamável vaze ou transborde caso alguém atinja o queimador. A bandeja de segurança também evita vazamento acidental de combustível. Uma vez abastecido o combustível, o queimador pode ser aceso com segurança usando um isqueiro. Alternativamente, em alguns modelos com queimadores automáticos, isto também pode ser feito pressionando um botão no controle remoto incluído. Agora o fogo queima como uma tigela de fogo e cria uma bela chama.

Com a ajuda de um regulador, o fornecimento de oxigênio pode ser regulado durante a operação. O fornecimento de ar, por sua vez, influencia não apenas o padrão da chama, mas também a emissão de calor. Ao mesmo tempo, a lareira a etanol pode ser apagada em segundos usando este mecanismo. Embora a maioria dos modelos seja regulada por controle deslizante manual, as lareiras a etanol com queimadores automáticos também podem ser apagadas com o apertar de um botão.

 

Características especiais de uma lareira a etanol

Uma lareira a etanol oferece o máximo de liberdade. Enquanto você está amarrado a uma chaminé com uma lareira clássica, você pode montar sua lareira a etanol com total liberdade. Quer seja no jardim, na casa de férias, na mesa da sala ou da forma clássica como lareira independente. Você tem a escolha. Graças ao seu design estável mas leve, a lareira a bioetanol pode ser instalada noutra divisão a qualquer momento ou facilmente transportada consigo quando se desloca.

 

Qual é a vantagem de uma lareira a etanol em relação a uma fogueira tradicional?

Comparada com uma fogueira real, a lareira a etanol tem algumas vantagens decisivas. Tudo começa com o fato de que tal biofireplace é legalmente tratada como uma vela. Isso significa que você não precisa de nenhuma licença para operar . Nem do senhorio nem do limpa-chaminés, até porque não é necessária qualquer ligação à chaminé para o funcionamento. No entanto, se você quiser construir sua lareira a etanol ou embuti-la na parede, ainda precisará da permissão do seu senhorio. Afinal, tal medida estrutural representa uma usurpação da propriedade.

Em comparação com a lareira clássica, quem pretende adquirir uma lareira a etanol também beneficia do facto de não ter de cortar, partir e armazenar lenha. Isso torna uma lareira a etanol ideal mesmo para pequenos apartamentos em arranha-céus. Além disso, o etanol orgânico de alta qualidade queima completamente sem deixar resíduos. Como não há cinzas para descartar, uma lareira a etanol é muito limpa.

Este último também se aplica às emissões de poluentes. Embora a queima de madeira produza grandes quantidades de poeira fina potencialmente cancerígena, este não é o caso da queima de bioetanol. Isto não é apenas uma vantagem para a sua saúde, mas também para a sua casa. Afinal, é necessário pintar as paredes com muito menos frequência do que em residências com lareiras a lenha, onde fuligem e poeira fina se acumulam nas paredes.

Lareiras a etanol também são fáceis de usar. Se seguir as instruções de funcionamento, descobrirá rapidamente como encher com segurança a lareira a bioetanol, acendê-la e apagá-la novamente em questão de segundos. Esta última é também uma vantagem decisiva, porque uma lareira “de verdade” demora algumas horas até que todas as brasas desapareçam e você possa sair de casa com a consciência tranquila.

 

Qual lareira a etanol é ideal para mim?

A demanda cada vez maior por lareiras a etanol levou a uma verdadeira explosão na oferta. Além de uma grande variedade de designs que vão desde antigos, rústicos e modernos, você também pode encontrar lareiras a etanol nos mais diversos designs. Não importa se procura uma lareira de mesa, uma lareira de chão ou se pretende comprar uma lareira a etanol que possa ser embutida na parede. Quase não há limites para a escolha.

 

Versões diferentes

Abaixo você encontrará uma lista das diferentes versões de lareiras a etanol.

 

Lareira de parede

Se você quer dar um toque especial ao seu apartamento, uma lareira de parede é a escolha certa. Não importa se aberto ou fechado. Seja simples, moderno, redondo ou reto. Lareiras a etanol montadas na parede chamam sempre a atenção.

 

Lareira de pé

A lareira independente é clássica e está disponível em vários designs. A gama vai desde lareiras clássicas de estilo vitoriano até lareiras rústicas de etanol com aspecto de pedra e colunas de fogo que ficam bem tanto no interior como no jardim.

 

Lareira de canto

Se pretende adquirir uma lareira a etanol e pretende ou necessita de aproveitar ao máximo o espaço das suas quatro paredes, uma lareira de canto é a melhor escolha. Estas lareiras são adaptadas para serem instaladas nos cantos das salas e, portanto, economizam espaço.

 

Lareira/queimador embutido

Lareiras embutidas e queimadores a etanol são a solução ideal para quem deseja montar sozinho a lareira dos seus sonhos. Uma grande variedade de formatos, do redondo ao quadrado, deixa muito espaço para a criatividade.

 

Lareira de mesa

As lareiras de mesa movidas a etanol são o destaque de todas as mesas de sala e tornam todas as noites com família e amigos algo muito especial. Além dos designs clássicos, o mercado também conta com tochas de etanol, que ficam especialmente charmosas no jardim.

 

Lareiras externas a etanol

Uma lareira a etanol para utilização no jardim ou no terraço deve apresentar algumas características especiais. Além do aumento da estabilidade, o mais importante aqui é a proteção contra correntes de ar. Assim, as lareiras externas a etanol possuem vidros completos ou uma generosa proteção contra o vento. Isto não só garante um padrão de chama uniforme, mas também é uma grande vantagem em segurança.

 

O futuro: queimadores automáticos

Atualmente, a maioria das lareiras a etanol ainda precisa ser acesa com um fósforo ou isqueiro. Porém, alguns fabricantes como Planika e GlammFire ​​já oferecem modelos com queimadores automáticos . Estes podem ser facilmente acesos, regulados e extintos usando um controle remoto. Então, o que poderia ser melhor do que acender a atmosfera da lareira apertando um botão e com um bom livro na mão?

 

Como encontro a lareira a etanol certa?

Antes de comprar uma lareira a etanol, você deve dar uma olhada em alguns modelos. Só assim você poderá escolher exatamente a lareira a etanol que mais lhe convier, com base em uma ampla variedade de designs e designs. Se tiver dúvidas específicas sobre os vários modelos, teremos todo o prazer em aconselhá-lo pelo telefone 030 609 897 78 . Porém, ainda mais importante que o design é a questão da segurança. Afinal, você só pode desfrutar de uma lareira segura e de alta qualidade por muito tempo.

 

O que você deve considerar antes de comprar?

A segurança está em primeiro lugar e, portanto, é mais importante que o design e, acima de tudo, mais importante que o preço. Uma boa lareira a etanol deve estar sempre estável e evitar que o combustível escape involuntariamente. No momento da compra, é melhor certificar-se de que a lareira a etanol de sua escolha atende à norma DIN 4734-1 .

Esta norma garante que o fabricante cumpra vários regulamentos de segurança durante a produção relativos à construção, produção, segurança operacional e rotulagem com valiosas instruções operacionais e de advertência. Muitos modelos mais recentes já possuem um relatório de teste de acordo com DIN-EN 16647, que só foi introduzido em 2016. Isto garante um nível de segurança ainda mais elevado.

No entanto, recomenda-se cautela com produtos que possuam apenas o selo de teste “CE” da UE. Isto não diz nada sobre a segurança do produto . No entanto, o selo de teste TÜV é muito mais significativo. Para garantir que não haja vazamentos ou derramamentos de combustível durante o funcionamento, uma boa lareira a etanol também possui uma esponja de cerâmica . Isto absorve o combustível como uma esponja e aumenta significativamente a segurança no uso diário.

 

As lareiras a etanol são perigosas?

Uma coisa é certa: uma lareira a etanol é uma lareira aberta. Mas também o são as velas, as máquinas de fondue, os fogões a gás e os grelhadores a carvão. Para garantir um manuseio seguro, uma lareira a etanol deve ser sempre tratada com o mesmo respeito que qualquer outra chama aberta . Em princípio, as lareiras a etanol não são perigosas, apesar do combustível altamente inflamável bioetanol. No entanto, sob certas circunstâncias e se manuseado incorretamente, ainda pode ser perigoso . Com nossas dicas você pode facilmente evitar a maioria dos perigos.

 

Segurança da lareira a etanol – É o que aconselha a luz da chaminé

Você não brinca com fogo. Você também deve levar a sério esta frase de sua infância ao lidar com sua lareira a bioetanol. A grande maioria de todos os acidentes com incêndio são causados ​​por manuseio negligente ou mesmo incorreto . Aconselhamos, portanto, que tome as seguintes medidas:

  • Use apenas combustíveis de alta qualidade que tenham sido especificamente fabricados e aprovados para uso em lareiras a etanol.
  • Nunca reabasteça sua lareira a etanol enquanto ela ainda estiver queimando. Existe o risco de queimaduras graves, semelhantes a derramar líquido de isqueiro na grelha.
  • Aguarde cerca de 15 minutos para que o queimador arrefeça antes de reabastecer com bioetanol novo. Caso contrário, poderá ocorrer deflagração do etanol.
  • Nunca deixe a lareira a etanol sem vigilância.
  • Compre apenas produtos com a esponja cerâmica incluída ou equipe-a posteriormente com a sua lareira a bioetanol.
  • Certifique-se de que todos os itens inflamáveis ​​estejam a pelo menos 50 centímetros de distância das chamas.
  • Coloque sua lareira a etanol em uma superfície à prova de fogo. Isso também protege as superfícies pintadas ou folheadas do calor.
  • Certifique-se de que a sua lareira a etanol está sobre uma superfície sólida e protegida de correntes de ar.
  • Lareiras a etanol não são adequadas para famílias com crianças pequenas ou animais de estimação grandes, como cães e gatos, pois há um risco maior de ferimentos e incêndio. Nossas lareiras elétricas são uma alternativa ideal aqui.

 

É assim que uma lareira a etanol influencia o clima ambiente

Como qualquer combustão, o funcionamento de uma lareira a etanol também influencia o clima interno. Afinal, as chamas precisam de oxigênio, que é extraído do ar ambiente. Infelizmente, ainda persiste o mito de que as lareiras a etanol fazem com que o teor de oxigênio no ar ambiente caia perigosamente. Como, entre outros, o microbiologista Dr. Roland Schmidt, da Universidade de Osnabrück, confirma que o teor de oxigênio no ar ambiente cai tão minimamente que ninguém percebe essa mudança.

O dióxido de carbono produzido pela combustão também é produzido em quantidades tão pequenas que a ventilação ocasional é absolutamente suficiente para desfrutar de uma noite acolhedora junto à lareira. Ao contrário de muitas outras lareiras abertas, uma lareira a etanol dificilmente produz monóxido de carbono tóxico.

O mesmo se aplica ao pó fino que ocorre principalmente quando a madeira queima. O resultado final é que uma lareira a bioetanol não provoca alterações significativas no clima da divisão , que não podem ser compensadas abrindo brevemente uma janela ou a porta do corredor.

 

Posso aquecer com lareira a etanol?

Absolutamente não! E por vários motivos. Por lei, uma lareira a etanol está limitada a um fluxo de combustível de 0,5 litros por hora. Isso significa que não produz calor suficiente para aquecer uma sala média. Além disso, ao utilizar uma lareira a etanol, ela deve ser ventilada regularmente para que o calor volte a desaparecer do ambiente.

Desta perspectiva, uma lareira a etanol só é adequada para aquecimento adicional de curto prazo nas noites frias de verão. Outro argumento contra o uso de uma lareira a bioetanol como aquecedor é o combustível, que é muitas vezes mais caro por quilowatt de energia térmica do que o gás natural, o petróleo ou a madeira.

 

Qual é a diferença entre o etanol normal e o etanol orgânico?

Em primeiro lugar, o etanol nada mais é do que álcool puro numa concentração que normalmente fica entre 94 e 100 por cento. Este álcool pode ser obtido de diversas fontes. O etanol “convencional”, por exemplo, é frequentemente chamado de etanol de petróleo, ou seja, um combustível de base fóssil .

Já o bioetanol é obtido a partir de plantas com alto teor de amido, açúcar ou celulose, como o milho. Isto o torna um combustível biológico e produzido de forma sustentável com um balanço neutro de CO2. Os cientistas estão atualmente desenvolvendo processos que podem produzir etanol a partir de poluentes como o monóxido de carbono. No entanto, o etanol convencional e o etanol orgânico não diferem em termos de poder calorífico, cheiro ou outras propriedades.

 

Quais pedras decorativas são adequadas para uma lareira a etanol?

Com a decoração certa, cada lareira a etanol chama a atenção. No entanto, você só deve usar pedras decorativas e decorações de madeira feitas especificamente para esse fim . São totalmente à prova de fogo e um banquete para os olhos.

 

Quanto tempo a entrega demora?

Nossas lareiras são geralmente entregues dentro de uma a quatro semanas após o recebimento do pagamento.

Deixe um comentário